Blog

INÍCIO  /  POSTS DE PORTUGAL   /  COMO É VIVER EM PORTUGAL?

COMO É VIVER EM PORTUGAL?

bandeira-portugal

Gostaria de poder dividir tudo o que passei durante a minha vinda a Portugal, mas, ao mesmo tempo, correria o risco de escrever um texto desgastante. Como os motivos que trazem as pessoas para o país são os mais diversos possíveis, tentarei me limitar às informações que vão te ajudar a conquistar o objetivo de viver por aqui e outros sonhos que envolvem a experiência.

Para começar, esqueça a ideia de que tudo será fácil e que o famoso “jeitinho brasileiro” poderá trazer qualquer tipo de vantagem. Ouvi muito essa teoria antes de chegar em Portugal e posso dizer com convicção que o fato em si não traz vantagens e, muito menos, facilidades. Antes que alguém me pergunte o motivo de tanta negatividade, eu explico… prefiro te dar um banho de água fria a um banho de água morna.

Mas, não pense que me limitarei a visão negativa e do que pode dar errado durante a sua vinda. Para provar isso, vou salientar o país incrível que Portugal é e o crescimento que vem apresentando nas áreas de economia, empreendedorismo e tecnologia. Só neste ano, por exemplo, Lisboa sediou o maior evento de tecnologia e empreendedorismo do mundo, o Web Summit, e já garantiu o posto pelos próximos dois anos. Acrescente-se a isso o menor custo de vida da Europa, onde jantares e bares com amigos são programas extremamente acessíveis.

Já quando o assunto é trabalho, a coisa começa a piorar um pouco.  Muitos vêm para Portugal com a crença de que: “Se procurar, acha”. Isso pode até fazer sentido, desde que você  esteja realmente disposto a aceitar qualquer tipo de emprego (e salário) e não se apoie 100% na crença de que está muito fácil arranjar emprego. Livre desses “pré-conceitos”, você tem mais chance de se dar bem aqui na terrinha.

Resumindo… Passei realmente por muitos baixos neste ano completo que estou aqui e, infelizmente, mais baixos do que altos. Depois de muita “guerra”, finalmente consegui vencer “batalhas”. Como cantava meu artista favorito: “Dias de luta, dias de glória”.

Fernando Portugal

Web Designer / Web Developer

1 Comentário
  • DAvi Bahia
    novembro 30, 2016

    top irmão !!!

Deixe um comentário

OVER 1.000 LIKES!
Esta semana atingi a marca de mil likes
na fan page.Muito obrigado a todos que
colaboraram. A meta agora é 2.000 likes
até junho. Que tal então dar essa ajuda ?
Clica ai no botão abaixo e da um like.
JÁ VAI EMBORA? ESPERA AÍ!
Assine minha newsletter e receba notícias sobre
programação web, teconlogia e Portugal.
Suas informações são confidenciais, elas jamais serão compartilhadas.