Categorias

Blog

INÍCIO  /  PYTHON   /  PYTHON – A MELHOR LINGUAGEM PARA INICIANTES

PYTHON – A MELHOR LINGUAGEM PARA INICIANTES

Que a linguagem Python tem ganhado um enorme destaque nos últimos anos ninguém discute. Isso é um fato! Contudo, o que fez essa linguagem ter essa ascensão meteórica? Qual característica? Bom, se eu tivesse que creditar a ascensão da tecnologia a apenas um único fator, eu diria: simplicidade!

Dentre todas as características dessa linguagem de programação, sem sombra de dúvidas, a simplicidade é a que mais chama a atenção. Basta você tê-la instalado em seu sistema e chamá-la no console que já pode sair usando!

Python nasceu com esse objetivo: ser simples, acessível e fácil de usar. Entretanto, não podemos atribuir o sucesso da linguagem a um único fator. A tecnologia é muito mais que simplicidade. Estamos falando de uma linguagem incrível e que veio para ficar!

Se você estava procurando motivos para começar a aprender Python, continue lendo! Após esse artigo, você entenderá de uma vez por todas porque Python é uma linguagem tão espetacular!

 

Um breve histórico

A implementação dessa linguagem teve início em dezembro de 1989 por Guido van Rossum. Porém, somente no início de 1991 teve a primeira versão pública (0.9.0). Já em outubro de 2000, a versão 2.0 foi anunciada e, em dezembro de 2008, a versão 3.0 que contemplava grandes mudanças internas.

Devido a sua incompatibilidade com a versão anterior, a linha de desenvolvimento 3.0 teve diversos lançamentos em paralelo. Até que finalmente, houve a comunicação oficial do fim do desenvolvimento do versão 2, em 2010, quando foi anunciado a versão 2.7.

Assim, hoje em dia, você pode utilizar qualquer uma das duas versões disponíveis, a Python 2.7 ou a versão 3. Tudo depende do que você quer fazer. Então lembre-se sempre de verificar a versão oficialmente suportada pela sua distribuição Linux, Windous ou Mac OS, já que muitas destas ainda usam a versão 2 como oficial.

 

Principais Características

“Tá, mas o que o Python tem de tão especial?”

Veja abaixo uma pequena lista com as características que fazem dessa tecnologia uma das mais interessantes linguagens de programação do mercado atual de desenvolvimento:

  • Interoperabilidade (comunica-se de forma transparente com outros sistemas ou linguagens)
  • Multiplataforma (pode ser utilizada em sistemas Linux, Mac OS ou Windows)
  • Robustez (o tópico “Aplicações da Linguagem” é focado nessa característica)
  • Velocidade de aprendizado (como o tópico a seguir já diz, é perfeita para iniciantes em programação)
  • Simplicidade (já falamos sobre a simplicidade do Python, certo?)

A seguir, veremos com mais detalhes alguns dos pontos citados acima.

 

Perfeita para Iniciantes

python

Aí você pode perguntar:

“…mas porque ela é tão simples e fácil de usar?”

A resposta é simples: porque ela foi pensada para isso!

  • Trata-se de uma linguagem de alto nível (entenda a diferença de alto ou baixo nível aqui)
  • Planejada para ser produtiva e de fácil entendimento
  • Reduz a utilização de caracteres especiais (vírgula, dois pontos, ponto e vírgula, sinal de igual, chaves, etc)
  • Possibilita que você determine uma sequência e monte uma lista com apenas uma linha de código

Por ter uma sintaxe clara e direta, Python permite que você fique mais tempo desenvolvendo, focado em lógica de programação e em resolver problemas de programação. E não preocupado com especifidades da linguagem de programação. Até, por essa característica, que a tecnologia foi selecionado como a principal linguagem de programação do Raspbian!

Raspbian?

O Raspbian é o sistema operacional embarcado para o Raspberry Pi, um computador cujo hardware é integrado em uma única placa do tamanho de um cartão de crédito (imagem acima). Desenvolvido no Reino Unido, pela Fundação Raspberry Pi, possui o objetivo de ser usado por crianças de todo o mundo para ensinar sobre o mundo dos computadores, como manipular o mundo eletrônico, como programar, etc.

 

Fácil de aprender?

Sim, é! Claro, sem desmerecer a profissão. Programar é algo que exige anos de prática para chegar a perfeição. Contudo, por toda a filosofia que contempla o mundo Python, a curva de aprendizado de um programador iniciante em Python é muito mais rápida do que um programador iniciante em C, por exemplo.

Em outras palavras, um programador iniciante em Python, em pouco tempo já conseguirá desenvolver o seu primeiro programa. De forma mais rápida que o programador em C, devido à complexidade envolvida no segundo caso.

Que fique bem claro! Em nenhum momento estou dizendo que Python é melhor que C!

Enfim, Python é perfeito para aprender a programar! Até por isso, como comentado antes, é a principal escolha para soluções pedagógicas que visam ensinar programação. Como o Raspbian e Scratch, jogo desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten, no Media Lab do MIT, que como o próprio site diz:

Ajuda jovens a aprender a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente — habilidades essenciais para a vida no século XXI.

 

Aplicações da Linguagem

Sim, é uma linguagem extremamente simples, fácil de usar e aprender, mas não se engane! Apesar disso, Python também é uma linguagem extremamente robusta e utilizada nas mais diversas soluções:

  • Back-end de sistemas web, CRMs e ERPs
  • Pesadas simulações de engenharia
  • Processamento pesado de efeitos especiais de filmes
  • Soluções de análise de dados (data analytics)
  • Aprendizado de máquina (machine learning – ML)

Exemplo?

A imagem ilustra uma mulher escutando música no fundo e, na frente, o logo do Spotify

O Spotify! Não conhece? Então, conheça! Vale a pena e você ainda vai ver uma excelente aplicação da linguagem!

Bem, o Spotify usa Python em cerca de 80% dos seus serviços de back-end. Principalmente, devido ao tempo de desenvolvimento destes serviços, que deve ser o mais rápido possível para não afetar os usuários da aplicação. Outro uso da tecnologia tem relação com a análise de dados em conjunto com o Hadoop, tanto para tomadas de decisão, quanto para melhorias no produto em si.

Além disso, as opções de Radio, recomendações para você e Discover utilizam scripts Python para analisar todas as suas preferências e então criar as listas de novas opções de músicas. Machine Learning na prática! Uma vez que essa lista é criada exclusivamente de acordo com o seu gosto musical. Em outras palavras, o computador aprendeu sobre você e, com isso, adaptou o conteúdo para o seu gosto!

 

Quem usa Python?

Mais cases como o do Spotify? Podemos citar ainda diversas outras gigantes do mercado que foram conquistadas por essa linguagem, como Google, NASA, Youtube, Disney, Embratel, IBM, globo.com. O mercado de Python vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e tende a ganhar cada vez mais espaço.

 

Foco no Programador

A Imagem ilustra uma tela de notebook, onde alguém está desenvolvendo um programa em Python

Python foi projetada e desenvolvida com foco no programador, visando dar mais liberdade e segurança aos seus usuários. Por isso, conta com uma ampla variedade de tipos básicos, como números (ponto flutuante, complexos e inteiros longos de comprimento ilimitado), strings (ASCII e Unicode), listas, tuplas, sequências, conjuntos e dicionários.

 

Código Aberto e a Comunidade Python

Quando falamos de Python, estamos lidando com uma linguagem livre, de código aberto que permite que programadores do mundo todo compartilhem problemas, soluções e binários da linguagem, sem ter que anexar as fontes.

Além disso, a linguagem ainda conta com uma documentação extremamente rica e completa. Para encontrar a documentação, é só acessar o site oficial da linguagem. Como se não bastasse tudo isso, a linguagem ainda possui uma incrível comunidade brasileira, a Python Brasil.

Resumindo, com Python, você não fica na mão!

Como obter o Python?

A imagem ilustra um printscreen retirado do site oficial do Python

Bom, já falamos que Python é uma linguagem de programação independente de plataforma (multiplataforma). Isso quer dizer que você pode desenvolver sua solução em um laptop com Mac OS e executá-la em um servidor Windows ou Linux (ou vice-versa).

Caso você não queira utilizar a implementação Python disponibilizada pela sua distribuição Linux, Windows ou Mac OS, basta adquirir a versão de sua escolha clicando aqui. Escolha entre uma das versões disponíveis: 2 ou 3.

 

Executando Python

Com os devidos conhecimentos de programação e da linguagem em dia e, tendo instalado Python, você pode começar a executar suas soluções de duas formas:

  • Usando o console Python (ou modo interativo). Nele você pode executar diversos comandos de forma rápida e prática. Como um simples “1 + 2”, por exemplo, ou até mesmo definir funções complexas para executar processos específicos. O uso do console muitas vezes pode ser visto como um playground, onde você pode executar testes para a segunda forma de execução.
  • Através de arquivos de código-fonte executáveis, chamados de scripts.

Já que Python é uma linguagem interpretada e não compilada, os scripts são executados de forma sequencial, do início ao fim. Mas não se engane, estamos falando de uma tecnologia robusta e, mesmo sendo interpretada, possui:

  • Suporte à programação orientada a objetos, com classes e heranças múltiplas
  • Permite a criação de módulos e pacotes
  • Suporte à captura e elevação de exceções para tratamento de erros mais limpo
  • Gerenciamento de memória automático

Ao desenvolver, você não precisa se preocupar com a tipagem das variáveis que está definindo. Python possui tipos de dados robustos e automáticos, gerando exceções em caso de tipos incompatíveis. Ou seja, por mais que você tenha duas variáveis com valores idênticos, a linguagem as identificará como diferentes.

 

fonte: becode

Web Designer / Web Developer

Sem comentários
Deixe um comentário

OVER 1.000 LIKES!
Esta semana atingi a marca de mil likes
na fan page.Muito obrigado a todos que
colaboraram. A meta agora é 2.000 likes
até junho. Que tal então dar essa ajuda ?
Clica ai no botão abaixo e da um like.
JÁ VAI EMBORA? ESPERA AÍ!
Assine minha newsletter e receba notícias sobre
programação web, tecnologia e Portugal.
Suas informações são confidenciais, elas jamais serão compartilhadas.