Categorias

Blog

INÍCIO  /  SEO   /  VAMOS FALAR DE SEO POIS É IMPORTANTE

VAMOS FALAR DE SEO POIS É IMPORTANTE

Tenho postado bastante conteúdo sobre SEO ultimamente pois a cada vez mais vejo a importancia desse mecanismo tão rico e poderoso que é.

O uso do SEO é fundamental para dar a uma empresa a devida relevância em ambiente online. Sem elas, é bem possível que, mesmo com um conteúdo interessante, suas páginas acabem se perdendo em meio a tanta informação disponível na rede.

Pense bem: como se diferenciar num meio em que há espaço para todos? Uma alternativa é considerar uma melhor qualificação nas buscas, pois é por meio delas que as pessoas costumam chegar aos seus objetivos online.

É por isso que esse tema precisa ser mais bem compreendido. Na prática, o SEO é o que uma empresa precisa para garantir a adequação aos mecanismos de busca, em especial o Google. Você sabia que ele reúne mais de 85% da audiência entre buscadores?

Afinal, o que é SEO?

Funciona da seguinte maneira: o Google, o Bing, o Yahoo!, O Duck Duck Go, enfim, todos os mecanismos de busca trabalham com algoritmos, espécies de robozinhos que ficam vasculhando a internet para atribuir notas às páginas visitadas. Essas notas é que darão aos sites o posicionamento nas páginas de resultados das buscas.

Quais são os critérios adotados? São vários, mas fundamentalmente, eles consideram a relevância do conteúdo para o visitante do site. Sendo assim, tudo o que torna a página ou o conjunto delas pertinente para quem a acessa, é considerado na análise dos algoritmos.

Search Engine Optimization (em português, Otimização para Mecanismos de Busca) é um conjunto de técnicas adotadas para melhorar o seu site em função desses critérios utilizados pelos robozinhos. Consequentemente, são métodos que farão com que esse endereço se torne mais relevante para as pessoas e garanta, assim, maior qualidade para o que se publica na rede.

 

seo-google

 

A prática de fazer link building ― um procedimento para incluir links internos (próprios) e externos (de terceiros) para melhorar a reputação e a autoridade de um site ― é tida como uma boa estratégia de SEO. Ao fazer uso desse recurso, você contribui para fazer com que sua empresa ganhe destaque no ranqueamento desses sites de pesquisa.

É importante lembrar que, como a internet é um meio dinâmico, as empresas estão sempre em busca de aperfeiçoamento. É o caso do Google, que, de tempos em tempos, apresenta atualizações de seus algoritmos.

Cada uma dessas atualizações resulta em alterações distintas, visando melhores práticas na rede. Além disso, a empresa apresentou também o Quality Update e o Mobile Update. O importante aqui não é saber exatamente como funciona cada uma dessas atualizações, mas sim que o foco delas está no objetivo final dos mecanismos de busca: tornar a experiência do usuário a melhor possível.

Onde o SEO pode ser utilizado

O SEO pode ser adotado como recurso para atingir diferentes tipos de metas. Algumas situações comuns são:

  • em casos de sites que contam a audiência para obter lucros com cliques em anúncios, como portais de notícias que precisam gerar tráfego para tornar mais visível os conteúdos publicitários disponibilizados por seus parceiros;
  • quando prestadores de serviços buscam conversões para seus negócios na rede, via formulários, e-mail, entre outros;
  • em situações em que e-commerces precisam chamar a atenção para seus produtos (fazendo um trabalho com palavras-chave mais específicas é possível obter maiores chances de conversão);
  • no branding, pois o SEO gera um melhor posicionamento da marca e cria autoridade em um determinado assunto, fazendo com que a empresa se torne referência no que faz.

De uma maneira geral, sempre que você precisar tornar seu conteúdo mais visível para as pessoas, aposte no SEO. Como os algoritmos vasculham toda a rede em busca de informações relevantes para os usuários que fazem pesquisas na internet, toda vez que eles chegarem até sua página e identificarem sua relevância, darão a ela notas altas que serão importantes no ranqueamento dos mecanismos de busca.

É isso o que fará sua empresa ocupar o topo das páginas e ganhar credibilidade junto ao público.

Quando um usuário procura por uma informação específica na internet e encontra a solução para o seu problema num determinado site, ele tende a ver esse site de maneira positiva, podendo retornar sempre que for necessário.

Isso garante uma autoridade que a maioria das empresas ainda não tem e que costuma se converter em vendas. Exemplos que comprovam isso não faltam. Quando você precisa de uma solução para sua carreira e percebe que fazer um curso online é a melhor solução, você prefere aprender com um professor conhecido e que tem alunos garantindo a qualidade do ensino ou você aposta em um desconhecido?

Em muitos casos, até mesmo o fator financeiro fica em segundo plano diante da autoridade de uma marca ou serviço. É essa lógica que faz com que empresas consigam passar anos no mercado como “Top of Mind”, ou seja, aquelas que vêm à mente das pessoas logo num primeiro momento. Bombril, Brastemp, Coca Cola, todas elas têm em comum a autoridade no meio em que atuam.

É por isso que é importante saber usar o SEO em função de criar uma presença online positiva para a sua empresa. No meio digital, é isso que pode diferenciar uma marca confiável de outra qualquer.

O SEO pode e deve ser usado em meio digital para tornar sua marca visível, mas além disso, para fazer com que tudo o que diz respeito a ela seja pertinente para as pessoas certas.

Importância das estratégias de SEO

Para aparecer no topo das pesquisas, sua empresa tem duas opções: a busca patrocinada e a orgânica. A primeira acontece quando você paga para colocar links patrocinados em posições de destaque nas buscas. A segunda acontece naturalmente, quando o link de sua página ganha as primeiras posições por atender aos critérios de ranqueamento dos mecanismos.

Embora seja possível obter bons resultados com a campanha de busca patrocinada, é com a busca orgânica que as pessoas tendem a se relacionar melhor.

Um dos motivos para tanto é que, como os buscadores identificam o conteúdo que é pago, quando o usuário visualiza na página uma fonte orgânica, ele tende a confiar mais na credibilidade do conteúdo. Somente em casos em que não identificou soluções na busca orgânica é que ele vai até os resultados da busca paga.

Isso torna o investimento em SEO ainda mais necessário, pois é ele quem dará à sua empresa condições para apresentar um conteúdo qualificado para a audiência.

Quando você aperfeiçoa o site da sua empresa em função das exigências dos mecanismos como o Google, a tendência é que tenha maiores condições para ocupar o topo das pesquisas.

Esse benefício vai muito além de simplesmente ser o primeiro do ranking. Um bom posicionamento no Google garante que ao menos 33% do tráfego seja seu de imediato, simplesmente por ter uma página que aparece em primeiro lugar para as pessoas.

Isso parece lógico, não? Quantas vezes você acessou o Google para procurar por um assunto em específico e se concentrou somente no primeiro ou nos primeiros resultados para escolher a página para acessar? Quantas vezes continuou a pesquisa até a 10ª, 15ª página?

O fato é que a grande maioria das pessoas instintivamente já confia na qualidade do trabalho dos algoritmos, pois elas sabem que os primeiros endereços que aparecem no ranking tendem a ser os mais relevantes.

Na internet, mais do que ter uma solução interessante para o consumidor, é preciso criar meios para alcançá-lo de maneira eficaz. É nessa lógica que o SEO se apresenta. Um posicionamento adequado nos mecanismos de busca é o que toda empresa precisa para fazer com que os clientes apareçam e as possibilidades de vendas aumentem.

google-seo

 

A velocidade de carregamento da página

Nenhum visitante ficará esperando por mais tempo pelo carregamento de sua página do que ficaria pelo de uma concorrente, ainda que seu conteúdo seja bom e suas soluções se apresentem como viáveis.

É por isso que a espera para que um site solicitado seja entregue pelo servidor de hospedagem deve ser mínima.

O grande benefício do SEO nesse sentido é fornecer ferramentas para um bom desempenho do site. Diante de um consumidor interessado em fechar negócio, isso é fundamental.

A navegação no site

O SEO garante também que a navegação seja facilitada para o usuário, o que torna mais fácil seu processo de conversão.

Imagine um site com bons produtos, mas que peque por apresentar uma linguagem exageradamente técnica em sua plataforma. Em muitos casos, isso ocorre sem que os responsáveis percebam, uma vez que a internet abre espaço para diferentes tipos de empreendedores.

Nesse caso, contar com uma estratégia de SEO permite um direcionamento mais adequado de questões como a categorização e o uso da informação, tornando a navegação mais orgânica e intuitiva.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é o índice que confere a quantidade de pessoas que saíram de uma página sem interagir com ela, um problema que certamente todo empreendedor precisa evitar.

Garantir que o visitante chegue até sua página e se mantenha nela, de preferência assimilando a informação ali compartilhada, é o que o SEO oferece como benefício.

Dentro de qualquer estratégia de SEO, o conteúdo relevante dita as regras. De nada adianta você investir em soluções que potencializem a visibilidade de seu site na internet sem oferecer ao público algo que lhe interesse nas pesquisas.

É por isso que trabalhar com foco em SEO permite vantagens também na diminuição da taxa de rejeição. Com ele, você desenvolve conteúdos mais ricos e, assim, mantém o visitante mais tempo envolvido com seu material.

Meta tags

As meta tags facilitam o trabalho dos algoritmos. Elas são comandos que informam sobre a página em questão. Assim, os algoritmos têm um breve resumo sobre aspectos como o título da página, o que será exibido como resultado das buscas e quais páginas devem ser indexadas.

Esse tipo de recurso, dentro de uma estratégia de SEO, permite uma comunicação mais precisa entre o webmaster e os sites de busca.

Entre as mais importantes meta tags estão:

  • Title: responsável pelo título do documento HTML e é exibida no cabeçalho da página.
  • Meta Description: trata-se da descrição do conteúdo que o usuário encontrará ao acessar a página.
  • Meta Keywords: responsável por exibir palavras-chave relevantes de acordo com o conteúdo descrito na página.
  • Meta Robots: orienta os robôs de busca sobre quais informações e como as páginas devem ou não ser indexadas e utilizadas para encontrar outras páginas.

Quer um exemplo? Sabe aquele texto que o Google utiliza logo abaixo dos resultados da pesquisa e que serve para tornar mais claro o entendimento a respeito da página em questão? Essas são as Meta Descriptions. Não é difícil compreender a importância desse tipo de recurso, não é? Quando ele é bem-feito, a pessoa que faz a pesquisa tem mais motivos para acessar o site, o que contribui para uma taxa de cliques elevada.

As metas tags são ferramentas importantes para ajudar o usuário a encontrar com maior rapidez o conteúdo que procura na internet.

Mitos sobre SEO

Calma, calma, não é o Bolsonaro!!
Mas não pense que praticar o SEO é algo fácil. Esse tipo de estratégia exige o devido entendimento de uma série de questões e ferramentas disponíveis em ambiente online. Até mesmo por isso é comum ver erros recorrentes que têm a ver com verdadeiros mitos criados a respeito desse tema. Saiba mais sobre eles.

Resultados sempre aparecem no curto prazo

Na grande maioria das vezes, para que a campanha seja bem-sucedida é preciso tempo.

Quando você trabalha com palavras-chave menores, as chamadas caudas curtas, tem que disputar espaço na rede com outras empresas que também investem em SEO. Sendo assim, para que o seu trabalho apresente resultados, é natural que demore um certo tempo, pois somente assim você conseguirá se mostrar mais relevante.

Isso não significa que você não conseguirá bons resultados no curto prazo. Ao investir em palavras-chave de cauda longa, sua empresa consegue especificar o tema e, assim, diminui a concorrência ao segmentar a mensagem.

Em termos práticos, a palavra “carro” é de cauda curta e menos específica do que “carro popular nacional”, uma palavra-chave cauda longa que atinge um segmento muito mais direcionado de mercado.

Ao chegar no topo, a empresa permanecerá nele

O tópico anterior já explica o por que isso não ocorre. É preciso uma atualização constante do conteúdo para que ele se mantenha relevante e esteja sempre ocupando as primeiras colocações na pesquisa. Se ao chegar até o seu objetivo você simplesmente abandonar o site, ele certamente ficará para trás em pouco tempo.

Se seus concorrentes investem em SEO, eles certamente não sossegarão enquanto não aperfeiçoarem seu conteúdo para torná-lo mais bem ranqueado.

Esse é um benefício importante desse sistema para o usuário. Se todos os envolvidos com determinada palavra-chave levarem a sério a busca pelas primeiras posições, naturalmente é o público quem terá o melhor conteúdo para obter informações.

Por isso, não deixe de manter seu conteúdo atualizado, mesmo depois de chegar ao topo.

Palavras-chave não são tão essenciais

É um erro básico acreditar que somente o conteúdo bem desenvolvido pode atribuir à empresa o posicionamento ideal nas pesquisas. As palavras-chave são a melhor ferramenta que os mecanismos de busca têm para identificar determinado site como relevante para os interesses do usuário que faz as pesquisas.

Quanto mais links, melhor

O trabalho com links internos e externos (link building) é um dos critérios utilizados por algoritmos dos sites de busca. Entretanto, é preciso garantir que esse trabalho seja feito de maneira correta, ou seja, com qualidade.

Links que procuram explicar cada passagem do texto e direcionam para assuntos que em nada acrescentam ao conhecimento do usuário, costumam ser punidos por esses sites. É bom lembrar que essas ferramentas de pesquisa estão cada vez mais sofisticadas e as empresas têm investido pesado em soluções contra tentativas de burlar as regras.

Nesse caso, evite ser penalizado. Use links que sejam, de fato, relevantes para o conteúdo que deseja publicar e evite exageros.

 

seo

Boas práticas de SEO

    • Para ter um bom trabalho de SEO é preciso estruturar sua campanha. Sem uma boa estratégia, todo conteúdo produzido trará resultados aleatórios, sendo pouco viáveis para o sucesso da empresa em ambiente online.
    • Sendo assim, o ideal é que você comece analisando sua concorrência. Considere o trabalho com a análise SWOT para identificar o patamar em que sua empresa se encontra em comparação com as demais. Identificando pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, você consegue ter um parâmetro para desenvolver sua campanha.
    • Feito isso, uma boa maneira para começar a trabalhar com SEO é definindo a persona para quem sua empresa direcionará sua comunicação. Lembre-se sempre de apresentar sua mensagem na internet com o foco em solucionar os problemas das pessoas. A estratégia de SEO depende da identificação do seu público ideal para, somente então, tornar-se eficiente.
    • Ter exclusividade, impacto, ser curto e apresentar a palavra-chave, são fatores essenciais para a construção de um bom título, otimizado em SEO.
    • Da mesma forma, é preciso facilitar a leitura de quem acessa o seu site. Trabalhe com tópicos e subtópicos. Isso, além de tornar a experiência de quem lê o seu texto mais agradável, também facilita a compreensão dos algoritmos a respeito do que é mais relevante no seu conteúdo.
    • Pense também nas imagens. Como a lógica dos algoritmos está cada vez mais centrada na melhor experiência possível do usuário, criar textos com conteúdos visuais de qualidade também é uma boa prática de SEO.
    • Cabe, então, a dica: mostre para os robozinhos que a imagem trabalhada tem tudo a ver com o tema. Transcreva vídeos e infográficos e use palavras-chave, tomando cuidado para não sobrecarregar a página com um arquivo muito pesado. Evite tornar seu site lento para também não ser penalizado por isso.
    • Otimize suas URL’s, inserindo sua palavra-chave nelas. Essa é uma ação que permite deixar a URL amigável, algo determinante para um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
    • Evite problemas como URL’s longas, concentrando-se em, no máximo, 5 palavras. Se precisar separar algumas delas, utilize o hífen e não use letras maiúsculas ou acentos. Pode não parecer, mas tudo isso contribui e muito para o sucesso do seu conteúdo em ambiente online.
    • Passe a enxergar as práticas de SEO dessa maneira e comece a obter resultados mais significativos para sua empresa em ambiente online.

 

Viu como o SEO é de extrema importância para o seu negócio, para sua empresa? Trabalhando a 08 anos no mercado como web desginer e em parceria como a jornalista Giulia Parca, especialista em SEO e gestora de conteúdo em mídias sociais você pode fazer um orçamento hoje mesmo e ter o seu site em destaque no google também.

[btnsx id=”5811″]

 

Web Designer / Web Developer

Sem comentários
Deixe um comentário

OVER 1.000 LIKES!
Esta semana atingi a marca de mil likes
na fan page.Muito obrigado a todos que
colaboraram. A meta agora é 2.000 likes
até junho. Que tal então dar essa ajuda ?
Clica ai no botão abaixo e da um like.
JÁ VAI EMBORA? ESPERA AÍ!
Assine minha newsletter e receba notícias sobre
programação web, tecnologia e Portugal.
Suas informações são confidenciais, elas jamais serão compartilhadas.